É impossível ficar indiferente...

DIÁRIO DE UM CÃO

1ª Semana

Hoje completei uma semana de vida.
Que alegria ter chegado a este mundo!

1 Mês
A Minha mãe cuida muito bem de mim.
É uma mãe exemplar!

2 Meses
Hoje separaram-me da minha mãe.
Ela estava muito irrequieta e, com seu olhar, disse-me adeus.
Espero que a minha nova "família humana" cuide tão bem de mim como ela o fez.

4 Meses
Cresci rápido, tudo me chama a atenção.
Há várias crianças na casa e para mim são como "irmãozinhos ".
Somos muito brincalhões, eles puxam-me o rabo e eu mordo-os na brincadeira.

5 Meses
Hoje deram-me uma bronca.
A minha dona ficou incomodada porque fiz xixi dentro de casa.
Mas nunca me haviam ensinado onde deveria fazê-lo.
Além do que, durmo no hall de entrada.
Não deu para aguentar.

8 Meses
Sou um cão feliz!
Tenho o calor de um lar; sinto-me tão seguro, tão protegido...
Acho que a minha família humana me ama e me dá muitas coisas.
O pátio é todinho para mim e, às vezes, excedo-me, cavando na terra como meus antepassados, os lobos quando escondiam a comida.
Nunca me educam... Deve ser correcto tudo o que faço.

12 Meses
Hoje completo um ano.
Sou um cão adulto.
Os meus donos dizem que cresci mais do que eles esperavam.
Que orgulho devem ter de mim.

13 Meses
Hoje acorrentaram-me e fico quase sem poder movimentar-me até onde tem um raio de sol ou quando quero alguma sombra.
Dizem que vão me observar e que sou um ingrato.
Não compreendo nada do que está a acontecer.

15 Meses
Já nada é igual... moro na varanda.
Sinto-me muito só.
A Minha família já não me quer!
Às vezes esquecem-se que tenho fome e sede.
Quando chove, não tenho tecto que me abrigue...

16 Meses
Hoje tiraram-me da varanda.
Estou certo de que a minha família me perdoou.
Eu fiquei tão contente que pulava com gosto.
O meu rabo parecia um ventilador. Além disso, vão levar-me a passear!
Dirigimo-nos para a estrada e, de repente, pararam o automóvel.
Abriram a porta e eu desci feliz, pensando que passaríamos o nosso dia no campo.
Não compreendo porque fecharam a porta e se foram.
"Ouçam, esperem!"
Ladrei... esqueceram-se de mim...
Corri atrás do carro com todas as minhas forcas.
A minha angústia crescia ao perceber que quase perdia o fôlego.
Eles não paravam.
Haviam-me esquecido!

17 Meses
Procurei em vão achar o caminho de volta ao lar.
Estou só e sinto-me perdido!
No meu caminho existem pessoas de bom coração que me olham com tristeza e me dão algum alimento.
Eu agradeço-lhes com o meu olhar, desde o fundo da minha alma.
Eu gostaria que me adoptassem: seria leal como ninguém!
Mas apenas dizem: "pobre cãozinho, deve ter-se perdido."

18 Meses
Um dia destes, passei perto de uma escola e vi muitas crianças e jovens como os meus "irmãozinhos" aproximei-me e um grupo deles, rindo, atirou-me uma chuva de pedras "para ver quem tinha melhor pontaria".
Uma dessas pedras, feriu-me o olho e desde então, não vejo com ele.

19 Meses
Parece mentira.
Quando estava mais bonito, tinham compaixão de mim.
Já estou muito fraco; meu aspecto mudou.
Perdi o meu olho e as pessoas mostram-me a vassoura quando pretendo deitar-me numa pequena sombra.

20 Meses
Quase não posso mexer-me!
Hoje, ao tentar atravessar a rua por onde passam os carros, um acertou-me!
Eu estava no lugar seguro chamado "calçada ", mas nunca esquecerei o olhar de satisfação do condutor, que até se vangloriou por acertar-me.
Oxalá me tivesse matado!
Mas só me deslocou as patas traseiras!
A dor é terrível!
As Minhas patas traseiras não me obedecem e com dificuldade arrastei-me até
a relva, na beira do caminho.
Faz dez dias que estou em baixo do sol, da chuva, do frio, sem comer.
Já não posso mexer-me!
A dor é insuportável!
Sinto-me muito mal, fiquei num lugar húmido e parece que até o meu pêlo está a cair...
Algumas pessoas passam e nem me vêem; outras dizem: "não te chegues perto".
Já estou quase inconsciente; mas alguma força estranha me faz abrir os olhos.
A doçura de sua voz fez-me reagir.
"Pobre cãozinho, olha como te deixaram", dizia... com ela estava um senhor de avental branco.
Começou a tocar-me e disse: "Sinto muito senhora, mas este cão já não tem remédio, é melhor que pare de sofrer".
A gentil senhora, com as lágrimas rolando pelo rosto, concordou.
Como pude, mexi o rabo e olhei-a, agradecendo-lhe que me ajudasse a descansar.
Somente senti a picada da injecção e dormi para sempre, pensando em porque tive que nascer se ninguém me queria...

Amigos, a solução não é abandonar um cão na rua...mas sim educá-lo.

Comentários

Unknown disse…
claro um dia quero um Cão Guru...
InêsN disse…
recebi um mail com uma campanha sobre famílias que acolhem cães com dono enquanto este está de férias...
mais uma possibilidade para tentar lutar contra o abandono de animais...
um beijinho,
inês
ps - se quiserem mais info é mandarem-me um mail....
acreditas que quando acabei de ler esta historia tinha lagrimas a correr pelo rosto...

que crueldade!!!
Anónimo disse…
Cláudia,
Foi um prazer te conhecer, conhecer seus gatos, seus trabalhos!
Fiquei apaixonada por estes marcadores de feltro em forma de gatinho, os amo nesta posição...agora sonharei com um para mim.
Vim parar aqui fussanbdo no blog Mon Tricot...voltarei sempre
Beijos e bom final de semana
Anónimo disse…
Ah, meu nome é Ana, não consegui colocar o comentário de outra forma! Se quiser me conhecer meu blog é http://www.maniadeintimidade.blogger.com.br